segunda-feira, 7 de julho de 2008

OS 13 MANDAMENTOS DO MOTORISTA RESPONSÁVEL

Exercendo a Cidadania e dando prova de meu amor aos semelhantes e ao meu País, ofereço os "13 Mandamentos do Motorista Responsável", torcendo para que a "guerra no trânsito" tenha fim. É a minha contribuição aos 76 anos de idade, completados no dia 25/02/2008. Peço ampla divulgação.
1º - Faça o seguro do veículo e esteja sempre com seus documentos e os do carro.
2º - Revise o veículo nas datas previstas e verifique se os equipamentos de uso obrigatório estão presentes.
3º - Coloque o cinto de segurança e determine que os demais ocupantes o façam. As crianças só devem viajar no banco traseiro.
4º - Só conduza o número permitido de passageiros e não inicie ou continue a viagem se as condições atmosféricas forem desfavoráveis.
5º - Não dirija olhando para trás ou para os lados. A sua atenção deve concentrar-se na frente e nos retrovisores.
6º - Não ponha o braço para fora nem permita que o "carona" o faça. "Proteja o cotovelo e evite um desmantelo".
7º - Não dirija se estiver com sono; pare a fim de dormir. Recorde-se: muitos sinistros são causados por motoristas carentes de repouso e de sono.
8º - Não beba, por menor que seja a quantidade. O álcool altera os reflexos. Não engrosse a fileira dos "chumbados" que provocam milhares de acidentes por ano.
9º - Não jogue cigarros ou fósforos acesos pela janela. Há risco de incêndio no matagal. Ao perceber uma queimada, diminua a velocidade e não pare a fim de evitar batidas.
10º - Dirigindo, não utilize o celular. A sua atenção será desviada e poderá acontecer um sinistro.
11º - Não fume ao volante. Além de poupar a sua saúde, existe o perigo do cigarro cair no seu colo. O susto poderá levá-lo a largar a direção e provocar um desastre.
12º - A sua velocidade deve ser a indicada para cada trecho a percorrer. Não corra em demasia, lembre-se que você não está na Fórmula 1. Fique alerta às sinalizações vertical e horizontal.
13º - Não ultrapasse quando a faixa for contínua. Não passe mais de um veículo, nos locais permitidos. Grave esta advertência para os momentos de indecisão: "poupe vidas, não ultrapasse."
Obs: 13 não é número de azar. É de sorte. Tenha cautela, bom senso, juízo e prove que você não é um homicida ou um suicida em potencial nesta estúpida "guerra no trânsito", que infelicita o nosso País. Não se envolva em brigas do trânsito; sua integridade física e a sua vida estarão emjogo. Pense em sua família. Boa viagem. Deus o acompanhe.

-- Cid Mascarenhase-mail:cidmascarenhas@ig.com.brAnalista Judiciário do TRT (aposentado), bacharel em Direito, escritor,animador cultural, cantor, compositor e nadador master.