sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Televisão pela internet


SÃO PAULO e RIO - A companhia norte-americana Netflix anunciou nesta segunda-feira sua entrada oficial no Brasil, oferecendo serviços de transmissão de filmes e programas de televisão pela internet. Os pacotes iniciais de adesão custam R$ 14,99 por mês e o conteúdo pode ser acessado por dezenas de aparelhos incluindo SmartTVs, blue-ray, consoles de videogame (PlayStation 2 e 3, Wii - breve em Xbox), computadores e outros dispositivos portáteis.
 
Aparelhos como iPhones e iPads (Apple) terão acesso ao conteúdo por meio de um aplicativo gratuito que deve chegar em versão brasileira em 2012, assim como um aplicativo para aparelhos equipados com Android (Google). Segundo a Nextflix, são 300 parceiros globais de hardware que chegarão aos poucos no país.
 
A empresa vai competir com uma série de rivais como a NetMovies, que cobra taxa a partir de R$ 9,99 mensais, além de serviços de operadoras de TV paga como a Net. Para isso, está oferecendo um mês de serviço gratuito para os primeiros assinantes brasileiros.
"Sem compromissos", a companhia diz que o espectador pode cancelar a assinatura quando quiser, sem pagamento de multas. Entretanto, informa que não haverá reembolso por meses parciais de uso caso o usuário cancele o serviço no meio do mês.
 
Ainda de acordo com a Netflix, o conteúdo é exibido instantaneamente via internet, sem downloads e sem intervalos comerciais. Permitindo ao usuário pausar e reiniciar a exibição à vontade, de forma ilimitada. Os filmes e séries começam a ser reproduzidos em segundos, dependo da velocidade da banda larga conectada ao dispositivo.
 
A recomendação da companhia é de que o usuário tenha acesso à uma conexão de internet com velocidade mínima de 500 kpbs (0.5 MB). Serão oferecidas três configurações de qualidade de vídeo: boa (até 0,3 GB/hora), melhor (até 0,7 GB/hora) e superior (até 2,3 GB/hora ao transmitir conteúdo HD).
 
Ativo no Brasil, Netflix já chegou  em toda América Latina
 
No Brasil, o serviço já está ativo, com cortesia de um mês. A empresa anunciou planos para entrada em 42 países da América Latina, dos quais Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Bolívia já estão recebendo os serviços, como também usuários de toda a América Latina podem  assistir o conteúdo da Netflix.
Para oferecer conteúdo local - em português - a Netflix acertou contratos de licenciamento no Brasil com grandes estúdios como Sony Pictures e Paramount. Segundo o cofundador e presidente da Netflix, Reed Hastings, a operação brasileira é o "primeiro grande negócio internacional", da companhia.
 
Como funciona o serviço de assinatura Netflix
Para utilizar a Netflix é preciso que o usuário faça uma assinatura no site da empresa, por um valor mensal. O pagamento dá acesso à transmissão de filmes e séries via internet para PCs, Macs e TVs através de diversos aparelhos. Segundo a política de uso do serviço, é possível assistir o conteúdo on-line somente em um aparelho por vez.
A conexão com televisões é feita com cabo HDMI. Ao acessar a conta via PC, Mac ou tablet basta selecionar um vídeo e acionar a transmissão. O download de aplicativos gratuitos não garante a transmissão, apenas o acesso à conta do usuário no serviço Netflix que oferecido mediante assinatura.
 
Os assinantes podem ainda classificar os filmes e séries que assistiram no site da Netflix. A empresa afirma que processa informações para tentar prever de maneira o mais precisa possível os filmes e as séries que seus assinantes gostariam de ver.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/tecnologia/netflix-inicia-transmissao-de-filmes-pela-internet-no-brasil