quarta-feira, 16 de julho de 2008

Educação para o trânsito será prioridade em 2008

 

Semana Nacional de Trânsito será voltada às crianças

 

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) com o objetivo de auxiliar na conscientização de pedestres, ciclistas e condutores sobre os deveres e direitos no trânsito priorizará em 2008 a educação para o trânsito. O Contran já regulamentou, por meio da Resolução 265/08, o trânsito como atividade extracurricular em instituições de ensino médio e prepara, agora, as diretrizes nacionais da educação no trânsito para a educação infantil e ensino fundamental.

Por isso, o Conselho definiu como tema da Semana Nacional de Trânsito de 2008, "a criança no trânsito". A escolha do tema tem o objetivo de sensibilizar mães, pais e educadores para a adoção de ações que promovam a segurança das crianças no trânsito. De acordo com estatísticas do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), 21.199 crianças de 0 a 12 anos foram vítimas em acidentes de trânsito ocorridos no País em 2006. Desse total 818 foram vítimas fatais.

Segundo dados do Ministério da Saúde, entre os óbitos por acidentes envolvendo crianças de 0 a 14 anos os relativos ao trânsito aparecem em primeiro lugar. Em 2004 41,1% das mortes por acidentes foram no trânsito, seguidas por afogamento (26%), sufocação (13,4%), queimaduras (6,6%) e outros (12,9%)

A criança será o foco das ações educativas que serão realizadas no decorrer do ano, em especial durante a Semana Nacional de Trânsito, de 18 a 25 de setembro. As atividades educativas serão desenvolvidas por todos os órgãos e entidades que compõem o Sistema Nacional de Trânsito (SNT).

PROCESSO SELETIVO 2008.2 - GABARITO

 
Foto: Edvan Barbosa - Ascom/Uefs

Exposição de artistas baianos continua aberta ao público no Museu da Uefs

Até 25 de julho, o público feirense pode apreciar obras de importantes artistas baianos que compõem a exposição Grandes Artistas em Pequenos Formatos, no Museu Regional de Arte da Universidade Estadual de Feira de Santana.  O Museu integra o Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), localizado na rua Conselheiro Franco, 66, Centro, Feira de Santana, BA

A exposição, que marca os 32 anos da Uefs, comemorados em 31 de maio, reúne nomes expressivos das artes plásticas da Bahia, a exemplo de Juarez Paraiso, Cesar Romero, Juraci Dórea, Adelson do Prado, Rosalice Azevedo, Graça Ramos, Bel Borba, Gil Mário Menezes, Almandrade, Reinaldo Eckenberger, Leonel Mattos, José Arcanjo, dentre muitos outros.

Fonte: UEFS

Serviço voluntário nas eleições vale como atividade complementar

Serviço voluntário nas eleições vale como atividade complementar

Alunos da graduação beneficiados com o Projeto Mesário Voluntário. Foto: Edvan Barbosa - Ascom/Uefs.

   Os estudantes da graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana que prestarem serviço nas eleições municipais deste ano terão as horas somadas como atividade complementar. O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Uefs (Consepe) aprovou o projeto Mesário Voluntário, no quantitativo de 20 horas no primeiro turno e 10 no segundo. Para colação de grau, é exigida a participação de alunos em atividades complementares diversas.

   As inscrições podem ser feitas até 1º de agosto nos cartórios eleitorais, no site do TRE-BA (www.tre-ba.gov.br/mesariovoluntario) e nos colegiados dos cursos de graduação da Uefs. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (75) 3602-5983.

   O chefe de cartório Tássio Bezerra, da 156ª Zona Eleitoral, salienta que, além de contabilizar horas como atividades complementar, os mesários voluntários têm outros direitos, como dispensa do serviço mediante declaração expedida pela Justiça Eleitoral e vencimento ou qualquer outra vantagem pelo dobro dos dias de convocação, inclusive treinamento. O serviço prestado também é considerado de relevância para efeito de desempate, no caso de promoção de servidores públicos, observados os critérios previstos em leis e regulamentos.

Assessoria de Comunicação/Uefs

Feira de Santana, 11 de julho de 2008.

Resultado do vestibular divulgado entre 23 e 26 de julho

Resultado do vestibular divulgado entre 23 e 26 de julho

Foto: Edvan Barbosa - Ascom/Uefs

   As chuvas que caíram antes da abertura dos portões não diminuíram o ânimo dos candidatos inscritos no vestibular da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). O índice de abstenção nesta terça-feira (15), último dia de provas, praticamente permaneceu inalterado em relação a segunda-feira, respectivamente 8,95% 8,78%, o equivalente a 20 candidatos a mais. Nos três dias de provas, faltaram 1.011 inscritos. A previsão é de que o resultado do vestibular seja divulgado entre 23 e 26 de julho.

   Nesta terça-feira (15), último dia, foram aplicadas as provas de Física, Química e Biologia, consideradas difíceis por muitos candidatos. Alzira Prado, concorrente a uma das vagas do curso de Odontologia, disse que, mesmo assim, está confiante no desempenho, "Hoje foi muito complicado, mas estou esperançosa".

   Robert Oliveira, que prestou vestibular para Enfermagem, concorda que as últimas provas foram difíceis, mas aposta na preparação que teve nos últimos meses. Camila Damasceno, por sua vez, não foi surpreendida. "Eu já aguardava essa dificuldade". Ela já é aluna da Uefs, mas deseja trocar o curso de Letras pelo de Enfermagem.

   Ações afirmativas

   O sistema de cotas da Uefs foi um dos assuntos mais debatidos durante as atividades da Sala de Espera, programa que proporciona atividades diversas para acompanhante dos candidatos. As ações afirmativas reservam 50% das vagas para quem cursou, em escola pública, os três anos do ensino médio e pelo menos dois do ensino fundamental. Destas, 80% são destinadas a afro-descendentes. São reservadas, ainda, duas vagas a mais, por curso, para indígenas e quilombolas.

   A Sala de Espera foi aprovada pelos participantes. "Soube desse encontro por uma amiga e procurei", disse a esteticista Ivana Alves, que mora na cidade, mas fez questão de esperar a filha, que está tentando uma vaga em Direito. Para a dona de casa Maria das Graças Lopes Fontes, de Alagoinhas, foi uma "grata surpresa". Ela veio acompanhando a neta, que também concorre ao curso de Direito.

   Já o policial militar Gerson Silva Oliveira, de Baixa Grande, a ansiedade da espera torna-se menor porque todos estão vivendo a mesma situação juntos. "É maravilhoso poder participar de atividades com outras pessoas e, ao mesmo tempo, conhecer a Universidade". Os presentes assistiram palestras e participaram de oficinas de dança e de leitura, além de atividades recreativas.

Assessoria de Comunicação/Uefs

Feira de Santana, 15 de julho de 2007.

 

Misturas mortais e explosivas

Autor: ACS/DPRF
PRF cumpre mais de 70 mandados em três estados durante Operação Paracelso.

Brasília (15/07/2008) –
A Polícia Rodoviária Federal prendeu hoje integrantes de uma organização criminosa especializada em adulteração de combustíveis com sede em Alagoas e ramificações em São Paulo e Bahia. Os presos integram três quadrilhas que se associaram para a prática dos crimes de adulteração, comércio ilegal de derivados de petróleo, contrabando de armas e munições, sonegação fiscal, roubo de cargas, seqüestro e homicídio. Pelos cálculos da PRF, os criminosos adulteravam mensalmente mais de 600 mil litros de combustíveis e faturavam R$ 2 milhões.

A Operação Paracelso, realizada em conjunto com o Ministério Público Estadual de Alagoas, já prendeu 38 pessoas até o momento e cumpriu 34 mandados de busca e apreensão. Com as quadrilhas, também foram apreendidas 15 armas de fogo de diversos calibres, dinheiro, veículos de carga e de passeio e produtos adulterados. Cerca de 280 policiais rodoviários federais foram deslocados de 13 estados e do Distrito Federal, mais de 80 viaturas e dois helicópteros. A ação foi coordenada pela Divisão de Combate ao Crime da PRF, unidade especial treinada para reprimir a criminalidade nos 61 mil quilômetros da malha viária federal.

Trambiques – De acordo com investigações que começaram há um ano, o alvo dos criminosos eram caminhões de combustíveis e derivados de petróleo que partiam do Pólo Petroquímico de Camaçari (BA) em direção a Pernambuco, pela BR 101. No meio do caminho, motoristas que trabalhavam para os bandidos desviavam os veículos de suas rotas originais para estabelecimentos conhecidos em Alagoas como "trambiques" (pontos de comércio misto, com postos de combustíveis, oficinas, borracharias e serviços de conveniência para o caminhoneiro).

Escondidos sob galpões, os bandidos furtavam cerca de 5% do combustível transportado em cada caminhão, que depois era revendido. Por conta da diferença de volume, solventes como tolueno e benzeno, além de metanol, eram adicionados ao produto original. Nos carregamentos de álcool, os criminosos adicionavam água ao combustível. Nas cargas de derivados químicos de petróleo, a subtração oscilava entre 200 e mil litros por carga. Acondicionado em recipientes próprios, o material seguia contrabandeado para São Paulo contando com documentação adulterada e notas fiscais frias, e abastecia indústrias de produtos plásticos, embalagens e detergentes.

Com o know-how obtido na adulteração de combustíveis e derivados petroquímicos, o grupo passou também a adulterar cimento de construção, que era enviado para São Paulo mediante 'encomenda'. Investigações revelam que caminhões inteiros do produto receberam a adição de cal e areia fina, tornando a mistura mais barata e mortalmente frágil. A apuração revela ainda que as quadrilhas seqüestravam e assassinavam caminhoneiros que não faziam parte do esquema criminoso.

Paracelso é o pseudônimo de um famoso alquimista, médico, físico e astrólogo renascentista, Phillipus Aureolus Theophrastus Bombastus von Hohenheim (1493/1541). Reconhecido pela incoerência de suas doutrinas, é considerado o pai da alquimia, tradição antiga que combina elementos de química, física, metalurgia e misticismo. Um dos objetivos da alquimia, vista pelos céticos com resistência, é a transmutação de metais inferiores em ouro. Paracelso, segundo contam pesquisadores, teria morrido frustrado após ter passado a vida buscando uma forma de enriquecimento através da "fórmula do ouro".

"Paracelso": menores eram explorados

Autor: ACS/DPRF
Data de Inserção: 15/07/2008


Quadrilha usava mão de obra infantil para adulterar cimento.

Brasília (15/07/2008) -
Agentes da Polícia Rodoviária Federal que participaram da Operação Paracelso em Alagoas flagraram menores trabalhando na adulteração de cimento num depósito em Luziápolis, próximo a Maceió. Os adolescentes resgatados pela PRF misturavam cal e areia refinada ao cimento, tornando a mistura mais barata e frágil. O cimento adulterado era enviado para São Paulo mediante 'encomenda'. Os menores foram encaminhadas para o conselho tutelar de São Miguel dos Campos.

A Operação Paracelso prendeu 38 pessoas e cumpriu 34 mandados de busca e apreensão. Com as quadrilhas, também foram apreendidas 17 armas de fogo de diversos calibres, R$ 60 mil dinheiro e R$ 130 mil em cheques, além de veículos de carga e de passeio e produtos adulterados. Cerca de 280 policiais rodoviários federais foram deslocados de 13 estados e do Distrito Federal, apoiados por mais de 80 viaturas e dois helicópteros. A ação foi coordenada pela Divisão de Combate ao Crime da PRF, unidade especial treinada para reprimir a criminalidade nos 61 mil quilômetros da malha viária federal.

Trambiques - De acordo com investigações que começaram há um ano, o alvo dos criminosos eram caminhões de combustíveis e derivados de petróleo que partiam do Pólo Petroquímico de Camaçari (BA) em direção a Pernambuco, pela BR 101. No meio do caminho, motoristas que trabalhavam para os bandidos desviavam os veículos de suas rotas originais para estabelecimentos conhecidos em Alagoas como "trambiques" (pontos de comércio misto, com postos de combustíveis, oficinas, borracharias e serviços de conveniência para o caminhoneiro).

Os bandidos furtavam cerca de 5% do combustível transportado em cada caminhão, que depois era revendido. Por conta da diferença de volume, solventes como tolueno e benzeno, além de metanol, eram adicionados ao produto original. Nos carregamentos de álcool, os criminosos adicionavam água ao combustível. Nas cargas de derivados químicos de petróleo, a subtração oscilava entre 200 e mil litros por carga. O material seguia contrabandeado para São Paulo, com documentação adulterada e notas fiscais frias, e era utilizado nas indústrias de produtos plásticos, embalagens e detergentes.

Paracelso é o pseudônimo de um famoso alquimista, médico, físico e astrólogo renascentista, Phillipus Aureolus Theophrastus Bombastus von Hohenheim (1493/1541). Reconhecido pela incoerência de suas doutrinas, é considerado o pai da alquimia, tradição antiga que combina elementos de química, física, metalurgia e misticismo. Um dos objetivos da alquimia, vista pelos céticos com resistência, é a transmutação de metais inferiores em ouro. Paracelso, segundo contam pesquisadores, teria morrido frustrado após ter passado a vida buscando uma forma de enriquecimento através da "fórmula do ouro".