quinta-feira, 2 de abril de 2009

BBB9 - final está próximo

Quem levará o prêmio de   UM MILHÃO DE REAIS?
 
O diretor do "BBB", J.B. de Oliveira, o Boninho, afirmou à coluna Outro Canal que aposta em uma final feminina do programa, caso Max não ganhe a prova do líder. A coluna é desta quinta-feira publicada no caderno Ilustrada da Folha de S.Paulo e assinada por Daniel Castro.
 
 

Ivete Sangalo leva, pelo quinto ano, prêmio de música de Carnaval

Foto: Site Bonito Pantanal
Mais uma vez foi ela, Ivete Sangalo quem levou, pelo quinto ano consecutivo, o prêmio na categoria melhor cantora do Troféu Dodô & Osmar.

A premiação ocorreu hoje, 02 de abril, e ocorre há 18 anos na Bahia. A música "Cadê Dalila" levou o premio de melhot "hit" do Carnaval. Denny, vocalista da banda Timbalada, foi o vencedor do prêmio de melhor puxador de bloco. Leia mais na Folha On Line.

Teste de drogas

Anúncio de teste de drogas. As informações abaixo estão no site TESTE DE DROGAS. Não estamos divulgando como anúncio pago, e sim como material para ajudar pais e amigos de pessoas envolvidas com drogas. Não temos ligação com o site citado.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

principal


Nosso teste de drogas é baseado na análise de uma pequena amostra de cabelos ou pêlos e checa de uma só vez o consumo de 12 drogas nos últimos 90 dias, avaliando ainda o consumo de levíssimo a pesadíssimo. Somos a empresa líder mundial em testes para determinação do consumo de drogas.

Entenda como funcionam nossos serviços, em apenas 5 passos.


Navegue pelo site, entenda melhor como funciona nosso teste e veja como você pode se beneficiar de seu uso no controle de drogas na família.

Solicite o kit de coleta em nossa seção de compra segura ou por nosso telefone.

Receba em sua casa, em envelope discreto, todo o material necessário para a coleta das amostras de cabelo ou pêlos.

Faça você mesmo a coleta de cabelos ou pêlos – que é simples e esteticamente imperceptível – e nos envie por correio ou sedex.

Receba os laudos com os resultados definitivos, para o consumo nos últimos 3 meses, incluindo uma avaliação do uso da droga, de levíssimo a pesadíssimo, em no mãximo uma semana.



Usos de nosso teste de drogas em cabelo ou pêlos:
  • Para elucidar suspeitas quanto ao uso de drogas por parte de jovens;
  • Para detectar recaídas de ex-usuários;
  • Para desestimular o contato inicial dos jovens com drogas;
  • Para determinar quais drogas e em que quantidade estão sendo usadas em processos pré-tratamento e durante o tratamento;
  • Para prover uma desculpa aceitável para os jovens recusarem a oferta de drogas por amigos.



Cacterísticas
  • 90 dias de janela de detecção contra apenas 2 ou 3 dias dos testes de urina ou 12 horas dos testes de saliva (determinamos realmente se o testado é ou não um usuário enquanto outros testes só determinam se a droga foi consumida nos últimos dias);
  • No caso de resultados positivos o laudo faz uma classificação do consumo da droga detectada de levíssimo a pesadíssimo. Outros testes não fazem essa importante distinção;
  • Completamente anônimo e confidencial;
  • Coleta de amostras de cabelo ou pêlos limpa, rápida e fácil, podendo ser efetuada pelos próprios familiares;
  • Resultados em uma semana, em laudo impresso, com análise completa do consumo de 12 drogas:
    » Cocaína e derivados (crack, merla, etc...),
    » Maconha e derivados (skunk, haxixe, etc..),
    » Anfetaminas,
    » Metanfetaminas (ice, speed, etc..),
    » MDMA (ecstasy),
    » MDA (ecstasy),
    » MDE (happy ou super ecstasy),
    » Heroína,
    » Morfina,
    » Codeína,
    » Oxicodine (heroína sintética),
    » PCP.
  • Sensibilidade muito superior a outras tecnologias;
  • Exame realizado pela Psychemedics Corporation, o maior e mais avançado laboratório de testes de drogas no mundo, aprovado pelo FDA.

GOVERNO - A nova unidade de saúde vai beneficiar uma região onde moram 700 mil pessoas

Teixeira de Freitas terá hospital e centro para paciente renal


Em fevereiro, foram entregues, no município, unidades de hematologia, oncologia e odontologia

Um primeiro e importante passo para a construção de um novo hospital no município de Teixeira de Freitas, no extremo sul do estado, foi dado ontem com a assinatura de convênio para a edificação do primeiro módulo, destinado ao tratamento de portadores de doença renal

O convênio foi assinado pelo secretário estadual da Saúde , Jorge Solla, e o secretário da Saúde de Teixeira de Freitas, Geraldo Magela Ribeiro.

A ação é a concretização de anúncios feitos pelo governador Jaques Wagner quando, em fevereiro, entregou três unidades de saúde – hematologia, oncologia e odontologia – no município.

O futuro hospital beneficiará uma região com população estimada em 700 mil pessoas. O primeiro módulo, que será um Centro de Referência em Terapia Renal Substitutiva, vai beneficiar mais de uma centena de pacientes com problemas renais de Teixeira de Freitas e mais 12 municípios.

Desconforto - "As pessoas precisam viajar até 300 quilômetros, três vezes por semana, para fazer hemodiálise em outros municípios, como Eunápolis e Porto Seguro. Isso, sem contar os pacientes que preferiram mudar para Belo Horizonte ou Vitória, para ter o mínimo de condições de conforto em seus tratamentos", explica o secretário municipal Geraldo Magela.

A unidade de TRS deverá estar pronta em um ano e terá investimentos de R$ 1,8 milhão, dos quais R$ 367,5 mil são do município. Outras obras do Governo do Estado, como o Laboratório Central e a Central de Regulação, também estão sendo construídas na área do Hospital Regional.
 

Estrutura modular facilita a construção

Para o secretário Jorge Solla, a construção do primeiro módulo do novo hospital de Teixeira de Freitas é de significativa importância para melhoria da qualidade da assistência em saúde na região.

"É um projeto grande, que englobará outras fases e vem se somar aos esforços que a esfera municipal tem feito com apoio do Ministério da Saúde e da Sesab para instalar serviços de maior complexidade", afirmou.

Em visita à região, na semana passada, Solla também anunciou obras importantes para os municípios de Eunápolis, a exemplo da aceleração das obras do Hospital Regional, e Porto Seguro, onde já estão autorizados 12 novos leitos de UTI adulto e infantil.

Serviços

- O novo hospital, que terá estrutura modular, vai desafogar as unidades hospitalares existentes que estão sobrecarregadas. No hospital materno-infantil são realizados cerca de 400 atendimentos/dia, com 290 a 300 partos ao mês. No hospital municipal, a média é de 600 atendimentos diários.

Desde o início da atual gestão, a população de Teixeira de Freitas já foi beneficiada com diversos equipamentos e serviços de saúde, inclusive de alta complexidade, como foi o caso das UTIs adulto e neonatal, oncologia, neurocirurgia e traumato-ortopedia.

 

 

MEIO AMBIENTE - As ações deverão ser adotadas por todos os usuários das águas do rio, como prefeituras e Embasa

Governo do Estado define metas para a despoluição do Rio Subaé
Santo Amaro: medidas para melhorar qualidade da água

O Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Conerh) definiu que as entidades que utilizam as águas do Rio Subaé, sejam elas públicas ou privadas, devem adotar medidas para despoluir o manancial dentro de um prazo de três anos e melhorar a qualidade de suas águas dentro de um ano.

As ações deverão ser adotadas por todos os usuários das águas do Subaé, como as prefeituras de Feira de Santana, São Gonçalo dos Campos, Amélia Rodrigues, Santo Amaro e São Francisco do Conde, a Embasa e indústrias que lançam efluentes no rio. Ainda estão sujeitos à nova determinação os agricultores que retiram água do rio para irrigação.

A determinação faz parte da aprovação do enquadramento provisório do Rio Subaé pelos conselheiros de recursos hídricos, ocorrida na última segunda (30), por unanimidade, durante a 11ª reunião ordinária do Conerh. Com isso, o Subaé passa a ser o primeiro rio baiano a ter suas condições de qualidade reavaliadas através de estudos feitos pelo órgão gestor das águas do Estado e classificadas de acordo com o interesse de uso da sociedade, ou seja, a ser enquadrado.

Na Bahia, apenas os rios Subaé, Jacuípe, Joanes, Cachoeira, Almada e a Baía de Todos-os-Santos estão enquadrados. Para a emissão de outorga nos rios que não possuem enquadramento, estes são classificados como Classe 2 e Classe 1 (para as salinas e salobras), segundo a Resolução 357 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Uso da água – A ação classificou a qualidade das águas do Rio Subaé em diversos trechos dos seus 55 km de extensão, da sua nascente, no município de Feira de Santana, até sua foz, nos municípios de São Francisco do Conde em uma margem e Santo Amaro da Purificação, do outro lado, passando por Santa Amélia e São Gonçalo dos Campos.

O enquadramento (classificação da qualidade por usos) é um instrumento de gestão dos recursos hídricos previsto na Lei das Águas (Lei Federal 9.433/97) e na Resolução 357 do Conselho Nacional do Meio Ambiente, que estabelece o nível de qualidade da água definido por classes de uso a ser alcançado em um rio ao longo do tempo para assegurar que a água tenha níveis de qualidade para seus diversos usos preponderantes.

A proposta de enquadramento do Subaé foi elaborada em virtude da ausência desta classificação na grande maioria dos rios do Estado, e da desatualização de mais de 30 anos do último estudo realizado nos poucos que estavam enquadrados.

Compromisso – De acordo diretor-geral do Ingá, Júlio Rocha, também secretário-executivo do Conerh, a escolha do Subaé para ser o primeiro rio baiano reenquadrado se deu em função da grande demanda de uso e ao fato dele apresentar muitos problemas de poluição.

Existem muitas solicitações de emissão de outorga (direito de uso da água) para lançamento de efluentes por parte de usuários deste corpo hídrico.

"O enquadramento possibilita aos gestores públicos canalizar as políticas das bacias. Quando um rio é enquadrado, passa a existir uma série de normas e metas progressivas de qualidade, que gera necessidade da sociedade se educar e criar um compromisso com o uso racional da água", explica Rocha.

Médicos venezuelanos e cubanos acompanharam ações contra dengue

Os profissionais se reuniram com Wagner, na Governadoria

Os médicos venezuelanos e cubanos que vieram à Bahia para ajudar o Governo do Estado no combate à dengue retornam ao seus países de origem após duas semanas acompanhando as ações estaduais de combate e controle do Aedes aegypti.

Em visita, ontem, ao governador Jaques Wagner, eles fizeram uma avaliação das medidas realizadas na Bahia.

"O governo da Bahia tomou iniciativas importantes para o combate à dengue, como a conscientização da população, principalmente nas áreas que registram índices altos de focos do mosquito, e a instalação dos postos de hidratação para atendimento imediato dos pacientes com sintomas da doença", afirmou a diretora Nacional de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde da Venezuela, Fátima Garrido.

A equipe médica é especializada em ações de controle de doenças transmitidas por vetores (como a dengue, transmitida por um mosquito, o Aedes aegypti).

O reforço da Venezuela ao combate à dengue foi fruto da visita do governador Jaques Wagner ao país. Os venezuelanos enfrentaram o primeiro surto de dengue em 1989. No país, circulam os quatro vírus da dengue isolados até agora, o Den 1, Den 2, Den 3 e Den 4.

Segundo o secretário da Saúde, Jorge Solla, a cooperação com o Ministério da Saúde da Venezuela não vai se restringir ao combate à dengue. A contribuição poderá se estender também nas ações para a redução da mortalidade infantil, a exemplo da parceria que já existe com a Província de Tucumã, Argentina.

Wagner fala das ações do governo em entrevista a TV

 As ações do Estado nas áreas de saúde e infraestrutura foram os principais assuntos da entrevista concedida pelo governador Jaques Wagner a uma emissora de TV local, ontem.

Wagner explicou as diversas medidas adotadas para combater a dengue, como o aumento das equipes de vigilância epidemiológica e do número de leitos para hidratação. Este ano, mais trinta mil casos da doença foram notificados na Bahia.

Sobre infraestrutura, Jaques Wagner garantiu que a ponte Salvador-Itaparica é viável e está na fase do pré-projeto. Ao todo, serão investidos R$ 1,5 bilhão, com recursos dos governos federal e estadual e da iniciativa privada.

FAZENDA - Processo de fiscalização da administração tributária estadual ficará mais rápido, moderno e eficaz

Deputados aprovam projeto que reorganiza atividades do Grupo Fisco


A proposição foi votada pelos deputados às 3h30 da madrugada, com as galerias da AL lotadas

O projeto de lei 17.713/08, de autoria do Poder Executivo, que altera diversos dispositivos legais a respeito da atividade do Grupo Ocupacional Fisco da Secretaria da Fazenda, foi aprovado pela Assembleia Legislativa, na madrugada de ontem.

Segundo o relator da proposição, deputado Fábio Santana, as modificações propostas nas leis 3.956/81, 7.800/01, 8.210/02 e 8.597/03 "visam adequar as normas jurídicas estaduais pertinentes ao exercício das atividades de fiscalização desempenhadas pelos auditores fiscais e agentes de tributos, com o propósito de tornar a administração tributária estadual mais célere, moderna e eficaz."

As modificações propostas foram estudadas e discutidas por diversos setores governamentais e a Assembleia Legislativa promoveu uma audiência pública para debater o tema, mesmo antes do envio do projeto, em dezembro do ano passado.

Mesmo assim, na hora da votação, o bloco oposicionista se retirou do plenário, sob o argumento de não aceitar inclusão da Comissão de Defesa do Consumidor e Relações de Trabalho para apreciar a matéria.

Redefinição – A razão principal da disputa foi a redefinição da atribuição legal dos agentes de tributos, que, com a sanção da lei, passam a poder gerar crédito tributário, fiscalizando as micro e pequenas empresas, ação até então exclusiva dos auditores fiscais.

Para o Sindicato dos Fazendários (Sindsefaz), que reúne agentes e auditores fiscais, a aprovação da matéria representa um avanço. Já os auditores reunidos no Instituto de Auditores Fiscais (IAF) acusam a iniciativa de permitir que os agentes, servidores de nível médio, desempenhem as funções de auditores, portadores de diploma de nível superior.

As campanhas do "sim" e do "não" competiram na Assembleia, a cada perspectiva de apreciação da matéria. As galerias do Legislativo permaneceram repletas até as 3h30, quando foi votada a proposição.
 
 Fonte: Diário Oficial da Bahia

Acusado de tráfico é preso em Jequié

 Prosseguindo com a operação Por uma Cidade mais Tranquila, destinada ao combate da criminalidade em Jequié, equipes da 9ª Coordenadoria Regional de Polícia (9ª Coorpin) prenderam na tarde de segunda-feira Naildson de Oliveira Castro, o 'Bambam', acusado de comandar o tráfico nos bairros Joaquim Romão, Cidade Nova, Pedreira e Jequiezinho. Ele foi capturado em cumprimento a um mandado de prisão.
No momento da prisão, Naildson portava certa quantidade de cocaína e maconha. Foram apreendidas ainda duas motocicletas, sendo uma Honda CG Titan 125, de cor verde, placa JQL-2852, e uma CG 125 Fan, de cor preta, placa JPW-4403, utilizadas por ele na distribuição da droga.
 
Fonte: as 10 notícias abaixo incluindo esta são do Diário Oficial da Bahia

Policia destrói plantação de maconha

 Uma plantação de maconha foi destruída pela polícia nas imediações do Assentamento Santa Terezinha, município de Bonito. Na roça, localizada em meio à mata fechada, policiais apreenderam baldes, sacos para mudas, bacias para adubação, sacos vazios de adubo e sementes da erva, além de um facão e uma enxada utilizados no cultivo.

O lavrador Jurandir de Jesus da Silva, 50 anos, que já vinha sendo investigado há cerca de um ano, foi preso ao ser apontado como o responsável pelo cultivo de maconha.

Na casa de Jurandir, a policia encontrou uma motocicleta com o chassi raspado, sem placa, modelo CG TITAN 150, também apreendida e encaminhada para a perícia técnica. Jurandir foi preso e autuado em flagrante.

Vítima baleada reconhece assaltante

 Em cumprimento a mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça, investigadores da 12ª Coordenadoria Regional de Polícia (12ª Coorpin), com sede em Itaberaba, prenderam, naquela cidade, Fredson de Moraes Almeida, conhecido por 'Hélio', acusado de assaltos naquela região. Ele e mais três homens são suspeitos de assaltar e balear Francisco Delfino Sobrinho, administrador da Fazenda Diamante, localizada na zona rural de Bonito, depois que a vítima sacou R$ 10,4 mil na agência do Banco do Brasil.

Recuperando-se dos ferimentos, Francisco Sobrinho reconheceu a roupa usada por Fredson Almeida no momento do assalto, apontando-o como autor dos disparos. A polícia informou que Fredson foi filmado dentro da agência bancária, quando a vítima sacava o dinheiro. Fredson também foi reconhecido como envolvido em um outro assalto, ocorrido na mesma localidade, em dezembro de 2007.

ÁGUA PARA TODOS - Intervenção envolve substituição de motobombas e reforma da estação de tratamento

Fornecimento de água no município de Ipirá é ampliado


Uma outra adutora, de 38 quilômetros, vai fornecer água para quatro povoados da região


Lima Cintra: o conforto do banho de chuveiro torna-se realidade

Mais de 40 mil habitantes de Ipirá e da zona rural, nos distritos de Nova Brasília, Malhador, Umburanas e Rio do Peixe, já têm acesso à água de qualidade. A distribuição regular de água só foi possível graças à ampliação e melhorias realizadas pela Embasa no Sistema Integrado de Abastecimento.

A ação faz parte do Programa Água para Todos e, na primeira etapa, aumentou a produção de água de 55 para 85 litros por segundo. A meta é alcançar 90 litros por segundo ao final da intervenção.

A substituição de nove motobombas, a reforma de três filtros da estação de tratamento e a melhora na calha de outros três foram determinantes para o aumento na captação de água no Rio Paraguaçu, o manancial do sistema.

 

Melhorias - Uma adutora de 38 quilômetros também está sendo instalada para fornecer água de qualidade aos povoados de Pai Miguel, Pega Fogo, Coração de Maria e São Roque, que passam a integrar o sistema de abastecimento de Ipirá. As duas últimas localidades já estão com rede distribuidora assentada e aguardam a instalação dos ramais nas casas.

A última etapa de melhoria do sistema consiste numa ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) de João Velho, localizada a oeste do município de Ipirá, que vai levar água para Tamanduá, Caixa d'Água e Conceição.

"Antes a água só vinha pela manhã. Agora chega durante todo o dia", lembra a agricultora Alaíde Rodrigues. O fotógrafo Lélis Lima Cintra, morador do centro da cidade, diz que antes era preciso racionar a água, tomando banho de balde e lavando os pratos na bacia. "Agora vamos utilizar água limpa todos os dias e em quantidade normal".

Uefs realiza concurso para professor

 A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) publicou edital para realização de concurso público para a contratação de professores auxiliares para o curso de Medicina. São duas vagas, uma para a disciplina Medicina Intensiva Pediátrica e a outra para Anestesiologia, com carga de 40 horas.

A inscrição deve ser feita até 10 de abril.

O edital do concurso está publicado no portal www. uefs.br. A inscrição pode ser feita pela internet ou pessoalmente, na Coordenação de Seleção e Admissão, localizada no prédio da Administração Central, campus universitário, das 8 às 11h30 e das 14 às 17h30.

Outras informações pelos telefones (75) 3224-8030 e 3224-8317

Vestibular UNEB

 Uneb prorroga matrícula dos aprovados

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) prorrogou o prazo de matrículas, em segunda chamada, dos candidatos aprovados no Vestibular 2009.

Os 768 candidatos selecionados podem dirigir-se até amanhã, das 8h às 12h e das 14h às 19h, ao local (departamento/campus) de funcionamento do curso de sua opção para efetivarem a matrícula, de acordo com edital publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) na terça-feira passada.

De acordo com o calendário de matrícula, o edital de convocação para os aprovados em 3ª chamada, válido ainda para o 1° semestre, será publicado também na sexta-feira (3), sendo a matrícula realizada nos dias 6 e 7 de abril.

Mais informações no site www.uneb.br

AÇÃO SOCIAL

Exposição mostra adolescentes que cumprem medidas socioeducativas


Retratos: a fotógrafa italiana Elena Givone captou o cotidiano e as expectativas dos internos

Liberdade é ter a oportunidade de sonhar". Este é o tema da exposição fotográfica que poderá ser vista amanhã nas Comunidades de Atendimento Socioeducativo (CASE) de Salvador e Simões Filho. O trabalho é da fotógrafa italiana Elena Givone e tem como foco os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em Salvador, Simões Filho, Pojuca e Feira de Santana.

A exposição foi aberta na terça-feira no saguão da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), Centro Administrativo da Bahia (CAB). A iniciativa é uma parceria entre a Fundação Franco Gilberti e Sedes, por meio da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac).

A proposta da exposição é tornar o público partícipe do mundo interior de cada um dos adolescentes. As fotografias de Elena Givone abrem novos horizontes, na convicção de que sem a capacidade de sonhar não é possível construir um futuro diferente.

Em cada fotografia, inclusive, os jovens escreveram frases que expressam sonhos e a expectativa por uma nova vida. As imagens superam os limites da reportagem tradicional, conjugando o espírito documentarista ao cunho social do projeto. Leia mais

PROJETO CAMERATAS

Quinteto de Metais toca na Ribeira

O projeto Cameratas da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) continua realizando apresentações gratuitas em diversas instituições da cidade. A temporada do mês será aberta pelo grupo Quinteto de Metais, nesta sexta-feira, às 15h, na sede da Legião da Boa Vontade (LBV), na Rua Porto dos Mastros, Ribeira.

O projeto Cameratas da Osba divulga a música erudita no estado, levando-a a diversos públicos. Os grupos têm se apresentado em locais alternativos, como hospitais, escolas, igrejas e associações de bairros, democratizando o acesso à música de concerto e contribuindo para a formação de novas plateias.

A iniciativa é da Secretaria de Cultura, por meio da Fundação Cultural do Estado e o Teatro Castro Alves.

O Quinteto de Metais é formado pelos músicos Joatan Nascimento (trompete), Emerson Araújo (trompete), Jorge Dias (trombone), Davi Brito (trompa) e Renato Pinto (tuba), todos integrantes do quadro da Osba.

TECNOLOGIA II - Pesquisadores baianos podem ter acesso a recursos da União Europeia

Um encontro na próxima segunda, a partir das 8h30, vai reunir pesquisadores interessados na formação de redes de pesquisas envolvendo instituições europeias e baianas.

O evento tem como principal objetivo informar sobre os 52 bilhões de euros que a União Europeia (UE) quer investir, até 2013, em pesquisa pelo mundo, incluindo o Brasil.

Realizado no auditório Jurandyr Oliveira, no campus da Uneb no Cabula, o seminário Cooperação Brasil x União Européia: Oportunidades para a Bahia no 7º Programa-Quadro de Pesquisa e Desenvolvimento da União Europeia trará para Salvador o professor da Universidade de Brasília (UnB) e coordenador do projeto de cooperação da UE no Brasil, Paulo Egler.

Em sua apresentação, Egler explicará qual a melhor maneira para formar redes de cooperação em pesquisa para submeter propostas aos editais que serão lançados no Brasil. Podem participar do seminário pesquisadores ligados às mais diversas áreas do conhecimento.

"É importante que a comunidade científica da Bahia compareça ao evento para atrairmos o máximo possível de recursos internacionais para o nosso estado", afirma Robert Verhine, diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), instituição que também apoia o seminário.
 
Fonte: Diário Oficial da Bahia

TECNOLOGIA I - Recursos para investir em inovação tecnológica estão à disposição de empresários com perfil empreendedor


 Programa Bahia Inovação destina R$ 41 mi para projetos em 2009
 


Programa incentiva atividades de pesquisa e desenvolvimento e a produção e disseminação do conhecimento científico e tecnológico

Um número recorde de recursos para investir em inovação tecnológica está à disposição de empresários baianos com perfil empreendedor.

Um total de R$ 41 milhões pode ser solicitado junto ao Programa Bahia Inovação, iniciativa conjunta da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti) e da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapesb).

O Bahia Inovação é composto por quatro subprogramas, dentre eles o Programa Estadual de Incentivos à Inovação Tecnológica (Inovatec), que disponibiliza recursos anuais da ordem de R$ 15 milhões não reembolsáveis.

Regulamentado em 2007 pelo Governo do Estado, o Inovatec visa incentivar as atividades de pesquisa e desenvolvimento e a produção e disseminação do conhecimento científico e tecnológico.

"O Inovatec é um dispositivo moderno, assim como a Lei da Inovação, que incentiva as empresas a desenvolverem processos de inovação tecnológica, um dos principais fatores para a melhoria dos produtos, substituição de importações e ganho de mercados", explicou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ildes Ferreira.

 

Juro Zero – Outra iniciativa do Bahia Inovação que também dispõe de R$ 15 milhões é o Programa Juro Zero. Podem submeter propostas micro e pequenas empresas do estado, que devem pagar o financiamento em 100 parcelas sem a incidência de juros reais.

O Juro Zero não tem período de carência nem faz exigência de garantias reais. O prazo para submissão das propostas é 30 de junho de 2009.

Os empresários que quiserem lançar no mercado produtos, processos e serviços inovadores também podem solicitar recursos não reembolsáveis ao Edital do Programa de Apoio à Pesquisa em Empresa (Pappe Subvenção), que tem R$ 11 milhões.

Já os empresários que estiverem precisando do apoio de um pesquisador para aprimorar o caráter tecnológico de seu negócio podem solicitar bolsas ao Edital Pesquisador na Empresa, que tem R$ 1 milhão. As propostas para essas opções podem ser submetidas até o próximo dia 24 de abril.

 

Qualificação – "Iniciativas como o Pappes Subvenção e o Pesquisador na Empresa têm o intuito de fazer com que o conhecimento gerado em empresas, universidades e centros de pesquisa converta-se em valores econômicos e sociais", explica o diretor de Inovação da Fapesb, Elias Ramos de Souza.

Também de acordo com Souza, é indispensável que o empresariado baiano comece a se familiarizar com a elaboração de propostas. "É preciso que as empresas se qualifiquem para terem seus projetos enquadrados e receberem os recursos", completa.

Informações detalhadas sobre o Programa Bahia Inovação estão disponíveis no site www.bahiainovacao.com.br.

SAÚDE - Utilização de microscópios de última geração em hospitais públicos torna as intervenções mais seguras e rápidas

Governo moderniza a rede de neurocirurgia

A Secretaria da Saúde adquiriu cinco microscópios da marca Carl Zeiss, empresa de origem alemã, aparelho indispensável na área de neurocirurgia, garantindo intervenções mais rápidas e seguras. Um dos equipamentos (foto) já está em operação no Hospital Roberto Santos e outros serão instalados nos hospitais Geral do Estado (HGE), do Oeste (Barreiras), de Vitória da Conquista (Hospital de Base) e Clériston Andrade (Feira de Santana). Vítimas de aneurisma, tumores cerebrais e pacientes que necessitam de alguns tipos de cirurgia de coluna serão beneficiados com a instalação dos microscópios, que têm o padrão técnico dos existentes nos melhores hospitais da Europa