domingo, 26 de julho de 2009

Cidade Digital gera conhecimento e renda

Expectativa com a implantação do programa promovido pelo Governo Municipal

Acesso ao conhecimento através da inclusão digital e geração de renda com convênios de suporte com as lan houses. Estes são dois dos principais aspectos que já estão gerando expectativa com a implantação do programa Cidade Digital, promovido pelo Governo Municipal de Feira de Santana visando o acesso gratuito à Internet em qualquer canto da cidade.

Ainda em fase experimental, o programa se consolida nos próximos dias, quando o domínio de registro na Internet deverá ser liberado pela Fundação de Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Na Internet, o domínio solicitado, para confirmação em 48 horas, prazo que se expira nesta sexta-feira (24), é  www.feiradesantanacidadedigital.com.br e www.feiracd.com.br

Enquanto isso, a Prefeitura continua expandindo a rede pela cidade, com o sinal já chegando aos bairros Feira X, Muchila, Rua Nova, Jomafa, Conjunto Luiz Eduardo Magalhães e a praça de alimentação Gilson Pereira, na avenida Getúlio Vargas.

Para os usuários da Internet, principalmente quem não dispõe do serviço em casa em função dos altos custos para acesso, a oferta do sinal gratuito pela Prefeitura vem modificar definitivamente o perfil da clientela. "A iniciativa do governo vem socializar a informação, dando às pessoas de menor poder aquisitivo o acesso ao conhecimento através da internet", ressalta a estudante de economia Egla Ray, residente na rua A, número 1, Conjunto Feira X, primeira comunidade a desfrutar do benefício, em fase de implantação este mês.

A mesma opinião é da estudante Ligiane Costa Santos, freqüentadora assídua de lan houses. "A Internet, hoje, é uma ferramenta imprescindível para os estudos, para realização de pesquisas. Só que muitas pessoas que usam as lan houses limitam o tempo de uso do equipamento em função dos altos custos. Agora a situação deverá mudar bastante, além da internet passar a ser um recurso de lazer mais freqüente para todos", frisou.

O programa Cidade Digital gera expectativas até mesmo para quem vive de lan house. Viviane da Costa Soares, funcionária da Via Direta Internet, aposta em maior aquecimento do setor a partir da liberação oficial da Internet da Prefeitura. Isto porque a empresa onde trabalha poderá optar por prestar o serviço gratuito à comunidade, através de convênio com o Município.

A contratação de lan houses espalhadas pela cidade ainda está em fase de definição pela Procuradoria Geral do Município visando buscar uma forma de contrato entre a administração municipal e estas empresas de forma a beneficiar um maior número possível de populares.

Já o acesso à Internet nas comunidades onde o sinal está entrando em funcionamento é simples. Basta a pessoa que desejar o serviço comprar uma antena para internet em uma loja de eletrônicos, instalar o equipamento e direciona-lo para a antena distribuidora da Prefeitura em seu respectivo bairro. Automaticamente aparecerá a página de domínio da Prefeitura. Até o momento o acesso é direto, mas a partir do registro do domínio as pessoas terão que se cadastrar pela própria Internet. Tudo de forma gratuita.