Revendo Filhos do Silêncio (Título original em inglês - Children of a Lesser God - 1986) da diretora Handa Haines, resolvi falar um pouco sobre esse filme que conta os problemas de James, interpretado por William Hurt, um professor de linguagem para surdos, que usa métodos pouco convencionais, quando leva-nos a ver que é necessário aproximar práticas e conteúdos da realidade dos alunos, tanto especiais quando os que não tem as necessidades especiais, utilizando exemplos mais condizentes com vida real dos alunos.
Entre os problemas enfrentados pelo professor está até a resistência do diretor da escola que acha que as aulas suas não passam de deslumbramento e que aqueles alunos não têm capacidade para aprender já que são uns imbecis.
James conhece Sarah, interpretada por Marlee Matilin, atriz surda e esposa de Hurt, uma mulher triste e de pouca conversa, que após ter se formado continuou na escola. James tenta aproximação com a jovem más descobre que ela sente medo do mundo, e entre seus traumas estava o ódio que seus pais nutriam por ela, as violências sofridas, o aliciamento perpetrado pela sua própria irmã, apenas pelo fato de ser surda, mesmo assim eles se apaixonam.
Marlee perdeu a audição quando tinha 18 meses de vida devido à doença, restando pouco mais de 20% da audição do ouvido esquerdo. Essa condição talvez tenha ajudado no desempenho da atriz no filme, que mesmo sendo o primeiro trabalho e com apenas 20 anos, lhe renderam o Globo de Ouro e o Oscar de melhor atriz.