quinta-feira, 21 de agosto de 2008

‘Portuguesa’ é musa na Holanda

Fátima Moreira de Melo é cantora, modelo, apresentadora de TV e brilha na seleção holandesa de hóquei sobre a grama
Por
Thiago Rocha/MSN


Fátima Moreira de Melo, de 30 anos, nasceu na cidade de sua mãe, Roterdã, mas tem pai português, um diplomata de Lisboa. Aos seis, passou a praticar hóquei com uma amiga do colégio e nunca mais parou. Mal se tornou adulta e já integrava a seleção da Holanda, camisa que vestiu 250 vezes, com 35 gols marcados. Ganhou medalha de bronze nos Jogos de Sydney-2000 e prata em Atenas-2004. Em Pequim, as holandesas já asseguraram vaga no mata-matas em busca do ouro inédito.

Formada em Direito, a meia-atacante também se destaca pela beleza. Sempre aparece bem ranqueada em lista das mulheres mais bonitas do país e aproveita o tempo livre no hóquei para estrelar campanhas publicitárias, ensaios fotográticos e programas na TV holandesa. Fátima tambérm se aventura na música e já se apresentou em cerimônias da Federação Internacional de Hóquei.

- É uma forma que encontro também de divulgar o esporte, que já é bastante popular na Holanda. Agora cantar é algo que gosto muito e gostaria de me dedicar mais quando encerrar a carreira - disse a beldade, que vai se despedir da seleção depois dos Jogos de Pequim.

Apesar de viajar o mundo pela seleção, Fátima foi a Portugal pela última vez ainda criança. Não voltou mais porque seus familiares se mudaram para Lyon, na França. Na América do Sul, só conhece Buenos Aires, já que a seleção argentina, conhecida como As Leoas, é umas potências do hóquei.

– Conheço o aeroporto de São Paulo (Cumbica) por causa das escalas para Buenos Aires.

Futuramente, Fátima pretende conhecer o Brasil ao lado do namorado, o ex-tenista holandês Raemon Sluiter.