sábado, 5 de julho de 2008

Violência no trânsito

O maior problema no nosso trânsito, é a louca, irresponsável e criminosa  combinação de álcool e direção. Pesquisa realizada  em São Paulo no ano de 2003 já mostrava que quase 50% dos mortos no trânsito tinham nível de álcool no sangue acima do permitido. Outra pesquisa feita em  2006, também em São paulo,  constatou que nos fins de semana, 20% dos motoristas dirigiam com teor de álccol acima do permitido ( a média mundial de excesso de álcool ao volante é de 2%).
 
Mesmo depois da "Lei Sêca" o número de motoristas que têm suas carteiras suspensas ainda é  pequeno, e o custo da violência no trânsito por muito tempo continuará alto: um levantamento do Ipea feito no ano passado (2007)  mostrou que  os acidentes nas rodovias brasileiras, custam à economia a bagatela de  22 bilhões de reais por ano,  em hospitalizações, indenizações e danos materiais.
 
Levando-se em consideração que  grande parte da sociedade brasileira acha que beber e dirigir é uma coisa tolerável, não esperemos melhora nessa situação.  Muitos pais, mais e filhos, ainda pagarão com suas vidas os erros cometido  condutores embriagados. Muitos criminosos do volante chorarão as mortes de seus próprios entes queridos, outros não chorarão porque morreram também. 
 
O pior de tudo isto é que estão aparecendos pessoas que estão em cargos públicos e comentam sobre a lei. Chegam a dizer que é muito dura e coisa e tal. Deveriam verificar as estatísticas antes de tecerem comentários a favor de assassinos do volante.

Nenhum comentário: