terça-feira, 31 de março de 2009

Economia mundial -15 nomes de peso

1- Barack Obama (Barack Hussein Obama, Jr.) - Preisente da maior potência do planeta, os "states", ou USA - United States of América, popularmente conheicido por Estados Unidos. Tudo o que esse moço fizer, vai refletir no bolso de todo ser vivente deste globo. Pouco ou mutio, agora, imediatamente ou amanhã. Afinal, o país dele está no olho do furacão chamado CRISE econômica.


2- Wen Jiabao - é o Primeiro-Ministro da República Popular da China, pode tomar decisões que refletirão também entre nós mortais do Brasil ou de qualquer outra nação, ainda mais qundo as medidas tomadas por ele estimulem o consumo interno do país que ele governa, que positivamente influenciará em nossa economia, afinal o povo chinês compra que é uma beleza. Que bom, né?

Abaixo deles, más não menos importante estão:
3-o primeiro-ministro do Reino Unido Gordon Brow;
4-o presidente da França Nicolas Sarkozy;
5-Timothy Geithner secretário de Tesouro americano;
6-Ben Bernanke presidente do FED, o banco central dos EUA, este moço socorreu os bancos americanos e reduzio as taxas de juros para perto de zero em seu país. Tem como desafio importante fazer com que o dólar continue como a moeda principal do mundo;
7-Jean-Claude Tricht, presidente do Banco Central Europeu, que fez parecido ao seu colega americano, e está resgatando os banco europeus. Está envolvido na reforma do sistema financeiro internacional.
8-Laurence Summers, diretor do Conselho Econômico dos EUA e o homem mais forte do goberno americano, criou medidas que estimularam a economia dos EUA e por isso está sendo visto com bons olhos.
9-Pascal Lamy, diretor-geral da OMC (a famosíssima Organização Mundial do Comércio), figura como o todo poderoso do comércio internacional e tem nas mãos o combate ao protecionismo.
10-Mahmoud Ahmadinejad, presidente do Irâ, desenvolve um projeto nuclear que pode acirrar o conflito em sua região o Oriente Médio, já tão castigado pelas batalhas entre seus povos, o que geraria um custo militar para seu aliado os EUA.
11-Luiz Inácio Lula da Silva, nosso presidente, pode influenciar para mudanças significativas no sistema financeiro internacional, já que ganhou projeção mundial e é respeitado pelos grandes estadistas globais.
12-Warren Buffett, o segundo homem mais rico, é presidente do Berkshire Hathaway, evitou que um dos maiores bancos americanos o Goldman Sachs, se partisse em pedaços. Pode contribuir para a preparação das novas regras do sistema financeiro do seu país.
12-Nouriel Roubini, o Dr. Apocalipse, previu a crise bancária 3 anos antes, em 2006. Preside oa RGE monitor. Afima que a crise não acabará tão fàcilmente e defende a nacionalização dos grandes bancos americanos.
13-Martin Wolf, o maior jornalista econômico do mundo, é analista de economia do Financial Times, maior veículo de comunicação da financeira.
14-Oprah Winfrey, popular apresentadora de TV, tem a sua disposição um ferramenta que pode estimular o consumo e ajudar o país a superar a crise.

Fonte: Revista Época

Nenhum comentário: