quarta-feira, 10 de junho de 2009

Medo de voar

"O MEDO DE VOAR É IRRACIONAL" Entrevista com Robert Wolfger, psicólogo e psicanalista austríaco - Revista Época, 8 de junho de 2009.

"Apesar da tendencia de queda das mortes em desastres aéreos, o número de pessoas que temem viajar de avião está crescendo no mundo.

Um trecho da entrevista:

Época -  O medo de voar tende a aumenmtar após o acidente da Air France?

Robert Wolfger - Pessoas que perderam parentes ou amigos no acidente ou que viveram situações que lembram a tragédia, como estar num avião em zona de turbulência, devem ser as mais afetadas. Aquelas que não perderam ninguém ou não passaram por cincunstâncias que considerem inseguras começarão a associar esse acidente às grandes catástrofes naturais em cerca de três semanas. E o medo ficará para trás. O avião é o meio de transporte mais seguro do mundo.

... pesquisas mostram que 40% e 60% por cento das pessoas têm medo de voar. Más as estatísticas revelam que ocorrem, em média, quatro acidentes para cada 10 milhões de voos de aeronaves de grande porte... Uma pessoa teria que voar 3.400 anos para se tornar uma vítima.  Os acidentes aéreos matam 800 pessoas por ano...os acidentes automobilísticos matam 40 mil pessoa só na europa todos os anos.

Neste momento 400 mil pessoas estão voando... um avião a 10 mil metros de altura é o lugar mais seguro do planeta...menos de 10% por cento dos acidentes ocorrem quando o avião está em cruzeiro".

Abaixo um trecho da página principal do site Medo de Avião

O medo de voar prejudica a vida social, pessoal, profissional e ainda traz uma série de constrangimentos. Mas pode perfeitamente ser superado melhorando a qualidade de vida.

Medo de Voar é uma fobia específica que atinge mais de 40% dos brasileiros e que pode se manifestar em diferentes níveis, do mais ameno, nas pessoas que utilizam o transporte aéreo com receio, sendo última opção, ao mais extremo, nas pessoas que não o utilizam nunca por já se sentirem desesperadas ao se imaginarem entrando num avião.

Embora seja de conhecimento comum que o avião é um dos meios de transporte mais seguros que existem, onde estatísticas mostram que para cada 1,32 milhão de passageiros de avião, um poderá morrer em acidente aéreo, enquanto mais de 265 poderão morrer indo para ou vindo do aeroporto, para quase metade da população brasileira voar é algo assustador.

O sofrimento gerado pelo medo de voar é intenso e pode provocar uma cadeia de reações ruins – pensamento recorrente, crises emocionais e reações físicas (palpitações, sudorese, tremores, desconforto abdominal, falta de ar, náusea, desconforto no peito, vertigem, etc.).

Algumas pessoas acabam recusando empregos por temer viajar de avião, outras utilizam o efeito do álcool e ou tranqüilizantes para "enfrentar" a viagem. O medo de voar pode não estar relacionado a um único aspecto, pode incluir o medo de acidente, o de ficar fechado, o de altura, o da instabilidade e o da perda de controle.

Essa fobia, além de gerar constrangimentos às pessoas, pode prejudicar também suas vidas social e profissional.

Com o desenvolvimento das técnicas da Psicologia Comportamental e Cognitiva para o tratamento desse tipo de fobia e de outras correlatas, a cura do medo de voar passou a ser atingida com um alto índice de sucesso, acima dos 90%, sendo atualmente a melhor alternativa para quem pretende se livrar da aversão exagerada de voar. http://www.medodeaviao.com.br/default/default.asp

----------

Outra matéria sobre o MEDO DE VOAR

Você tem medo de voar de avião? Grande parte das pessoas tem medo de voar. Em 1996, com o aumento do número dos acidentes aéreos, as pessoas ficaram atemorizadas. No entanto, somente 1 em um milhão de pessoas morre de acidente de avião. Mesmo assim, quem não sente um friozinho na barriga na hora da decolagem ou do pouso?

   Há uma diferença entre o medo de voar e aquele medo desproporcional chamado de fobia. Na fobia, a pessoa evita o vôo ( vai de carro ou adia a viagem). Ou então, passa muito mal. Pode sentir náuseas, enjôos, tonturas e ansiedade dias antes do vôo. Algumas pessoas entram em pânico durante a viagem. A fobia é um medo paralisante que limita a vida da pessoa. Ela não consegue enfrentar o medo e prefere evitar a situação que o provoca. E nem sempre o medo de voar está associado aos acidentes aéreos. A pessoa, às vezes, sente medo de passar mal durante a viagem, morrer ou ter um ataque do coração. 

  O medo de voar é até considerado natural. O homem está acostumado a andar, ter os pés fincados no chão. Ele sabe que a probabilidade de morrer de acidente de carro é muito maior. Mesmo assim, o medo vem. Algumas pessoas conseguem conviver bem com este medo. Voam naturalmente e não paralisam suas atividades e nem as viagens. No entanto, a fobia limita a pessoa. Esta fobia pode estar associada à síndrome do pânico, à depressão ou então outras fobias como: claustrofobia(medo de espaços fechados) ou agorafobia( medo de espaços abertos). Dentro de um carro, a pessoa pode pedir ao motorista para diminuir a velocidade,  parar o carro, enfim ela detém certo controle sobre a viagem. Dentro do avião, não há está possibilidade. Não há como descer do avião, abrir a janelinha para respirar um arzinho, ou mesmo pedir para o piloto descer o avião. O medo de voar está associado ao receio de mudanças, de coisas novas e também o fato de não poder controlar sobre os acontecimentos.

 O medo de avião tem tratamento? Tem. Algumas companhias aéreas dispõe de psicólogos que fazem a dessensibilização. Existem vôos programados para tratar o medo de voar. Alguns profissionais da área da medicina ou psicologia fazem o tratamento com a terapia cognitiva e também a comportamental. Procure se informar a respeito. Nestas sessões , a pessoa começa a entender o motivo da sua fobia.

 Em alguns casos, a pessoa depois de tratada pode até sentir medo de avião, mas é trabalhada para enfrentar a situação e consegue administrar bem o seu medo. Causas inconscientes, problemas emocionais, podem também causar o medo de avião. Ou mesmo um trauma por causa de acidente. Algumas pessoas após enfrentar um acidente aéreo ou um vôo turbulento, podem desenvolver a fobia. 

Algumas dicas para você que tem medo de voar:

  •  Dias antes do vôo, poderá sentir um pouco de ansiedade. Evite ficar pensando muito no vôo. Melhore o estado de ânimo pensando na finalidade do vôo: férias, visita de parentes, seus negócios.

  • Se tiver dificuldade para dormir, dias antes da viagem, faça alguma técnica de relaxamento. O controle da respiração é o melhor hipnótico.

  • Visite o aeroporto e identifique o avião em que você vai viajar.

  • Chegue cedo no aeroporto. A pressa só vai aumentar seu nervosismo.

  • Aceite seu medo. Não o reprima. Na auto aceitação de si mesmo é que enfrentará o medo de voar.

  • Peça um lugar na frente do avião onde é mais quieto e suave.

  • Compre revistas ou livros para ler.

  • Quando estiver dentro do avião, procure se distrair conversando com alguém ou observando as pessoas.

  • Não fique prestando atenção aos sintomas desagradáveis que possa estar sentindo durante o vôo. Foque sua atenção na leitura, no filme que estiver assistindo ou numa conversa agradável.

  • Através da respiração, você poderá controlar ou mesmo amenizar a sensação de medo.

  • Respire profundamente na hora da decolagem. Solte os ombros.

  • Estique as pernas, movimente os pés. Tudo isso ajuda na amenização dos sintomas desagradáveis.

  • Que tal visitar a cabine do piloto, depois da decolagem?

  • Coma alguma coisa.

  • Cautela com o álcool. O álcool não vai resolver seu problema. Beba com moderação.

  • Se começar a sentir algum mal estar ou sensação desagradável mentalize: "Isso vai passar!"

  • Se essas dicas não resolverem, procure ajuda profissional.

http://www.spiner.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=473

Sandra Cecília é formada em Psicologia Clínica e já trabalhou com Psicoterapia, Aconselhamento e técnicas de Relaxamento durante mais de dez anos. Atualmente é taróloga e estudiosa dos oráculos. Ministra palestras sobre auto-ajuda, aconselhamento afetivo e espiritualidade.
Mais informações em seu site:
http://yineyang.sites.uol.com.br

Um comentário:

O Site de concursos e empregos gratuito!! disse...

Aprenda como negociar suas dívidas - www.sosdividas.com.br
A SOS Dívidas é especializada em consultoria financeira, por isso ela traz para você ferramentas para negociar suas dívidas com cartões de crédito, financeiras, agiotas e ainda como evitar busca e apreensão e reduzir as prestações do seu veículo. Não perca tempo e acesse hoje mesmo o site da SOS Dívidas. www.sosdividas.com.br