quarta-feira, 16 de julho de 2008

Resultado do vestibular divulgado entre 23 e 26 de julho

Resultado do vestibular divulgado entre 23 e 26 de julho

Foto: Edvan Barbosa - Ascom/Uefs

   As chuvas que caíram antes da abertura dos portões não diminuíram o ânimo dos candidatos inscritos no vestibular da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). O índice de abstenção nesta terça-feira (15), último dia de provas, praticamente permaneceu inalterado em relação a segunda-feira, respectivamente 8,95% 8,78%, o equivalente a 20 candidatos a mais. Nos três dias de provas, faltaram 1.011 inscritos. A previsão é de que o resultado do vestibular seja divulgado entre 23 e 26 de julho.

   Nesta terça-feira (15), último dia, foram aplicadas as provas de Física, Química e Biologia, consideradas difíceis por muitos candidatos. Alzira Prado, concorrente a uma das vagas do curso de Odontologia, disse que, mesmo assim, está confiante no desempenho, "Hoje foi muito complicado, mas estou esperançosa".

   Robert Oliveira, que prestou vestibular para Enfermagem, concorda que as últimas provas foram difíceis, mas aposta na preparação que teve nos últimos meses. Camila Damasceno, por sua vez, não foi surpreendida. "Eu já aguardava essa dificuldade". Ela já é aluna da Uefs, mas deseja trocar o curso de Letras pelo de Enfermagem.

   Ações afirmativas

   O sistema de cotas da Uefs foi um dos assuntos mais debatidos durante as atividades da Sala de Espera, programa que proporciona atividades diversas para acompanhante dos candidatos. As ações afirmativas reservam 50% das vagas para quem cursou, em escola pública, os três anos do ensino médio e pelo menos dois do ensino fundamental. Destas, 80% são destinadas a afro-descendentes. São reservadas, ainda, duas vagas a mais, por curso, para indígenas e quilombolas.

   A Sala de Espera foi aprovada pelos participantes. "Soube desse encontro por uma amiga e procurei", disse a esteticista Ivana Alves, que mora na cidade, mas fez questão de esperar a filha, que está tentando uma vaga em Direito. Para a dona de casa Maria das Graças Lopes Fontes, de Alagoinhas, foi uma "grata surpresa". Ela veio acompanhando a neta, que também concorre ao curso de Direito.

   Já o policial militar Gerson Silva Oliveira, de Baixa Grande, a ansiedade da espera torna-se menor porque todos estão vivendo a mesma situação juntos. "É maravilhoso poder participar de atividades com outras pessoas e, ao mesmo tempo, conhecer a Universidade". Os presentes assistiram palestras e participaram de oficinas de dança e de leitura, além de atividades recreativas.

Assessoria de Comunicação/Uefs

Feira de Santana, 15 de julho de 2007.

 

Nenhum comentário: