quinta-feira, 9 de abril de 2009

Entrega de 153 veículos para a Polícia Civil


As populações de Salvador e de 35 cidades do interior baiano passam a contar a partir desta quarta-feira (8) com mais 153 viaturas da Polícia Civil. A entrega foi realizada pelo governador Jaques Wagner na sede da Secretaria da Segurança Pública (SSP), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

As viaturas fazem parte de um lote de 229 veículos locados pelo governo estadual por um prazo de dois anos, com um investimento de R$ 14,7 milhões, que deve estar integralizado até o início do segundo semestre.

Wagner afirmou que as novas viaturas representam o reconhecimento pelo governo estadual da prioridade da segurança pública. “Representam também o respeito à Polícia Civil, na medida em que significam melhores condições de trabalho para os policiais”, explicou.

O governador chamou a atenção para o cumprimento do compromisso de reequipamento da Polícia Civil, mesmo com o quadro de redução orçamentária, devido à crise econômica.
Para ele, as polícias Civil e Militar devem atuar de forma complementar. “A pintura dos carros é um sinal daquilo que a gente quer: complementaridade e parceria. As duas instituições não disputam entre si. É preciso acabar com essa cultura”, disse. Segundo Wagner, cada uma das duas tem tarefa específica. “A PM faz o policiamento ostensivo e a Civil faz a investigação”, destacou.

Locação
O secretário da Segurança Pública, César Nunes, declarou que o sistema de locação utilizado para a aquisição das novas viaturas tira da SSP a responsabilidade pela administração da frota. “Deixamos de ter a preocupação com oficinas, com veículos que quebram no meio da rua. Havendo dano em uma viatura, ela é substituída rapidamente. Além disso, depois de dois anos de contrato, toda a frota é renovada”, observou.

O titular da 14ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), Fábio Salles, que atua em 22 municípios da região de Irecê, destacou que está satisfeito com as duas viaturas que recebeu. “Tínhamos 15 veículos e agora teremos maior policiamento e estrutura para a realização de operações de grande porte”, afirmou.

O coordenador da 7ª Coorpin, em Ilhéus, André Viana, que atua em 11 cidades do sul da Bahia, disse também que está satisfeito. “Com as duas viaturas que recebemos, vamos poder apresentar um resultado positivo para a população”, ressaltou.

Outras ações
O governador falou de outras ações para o fortalecimento da segurança pública na Bahia. “Já foram entregues 200 viaturas para a Polícia Militar, contratados 3,2 mil novos PMs, alguns já incorporados, e estamos esperando a solução da questão orçamentária para contratar novos delegados. O novo concurso da Polícia Militar também está aí. Estamos otimizando a comunicação para que os policiais possam render mais, e o programa Ronda nos Bairros tem se mostrado uma tecnologia eficiente”, disse.

Para o secretário, este é o cumprimento de mais uma etapa do planejamento estratégico da SSP. “Estamos recompondo o efetivo e comprando novos equipamentos. Vamos fazer novas licitações e aquisições não só de viaturas, mas também de equipamentos de investigação e de segurança pessoal para os policiais”, afirmou.

AGECOM - Assessoria Geral de Comunicação Social do Governo do Estado da Bahia

Nenhum comentário: