quinta-feira, 9 de abril de 2009

Praias baianas estão entre as 10 mais do Guia Quatro Rodas

As praias do Espelho, em Porto Seguro e Taipú de Fora, na Península de Maraú são os destaques do Guia Quatro Rodas 2009. Os critérios, segundo os editores da publicação, foram conservação, belezas naturais, localização e limpeza das águas. Também figuram na lista localidades situadas nos estados de Pernambuco, Ceará e Rio de Janeiro.

Na Praia do Espelho, o guia citou o local como possuidor de paisagem irretocável, com mar azul e mata atlântica bem preservada. Ainda segundo a publicação, a praia tem um desenho em constante transição.

“A fauna, com as tartarugas marinhas que visitam o local constantemente e a formação natural de falésias, assim como a dinâmica do mar fazem com que o lugar renda, a cada dia, uma foto diferente”, diz o texto. Outro aspecto ressaltado é a maré baixa que faz com que os recifes funcionem como borda para uma piscina translúcida.

Em Taipú de Fora, em Maraú, a jornalista Manuela Nogueira pontuou o mar azul-claro, as areias douradas e uma fileira de coqueiros que se estende a perder de vista. “Para apreciar a belíssima paisagem desta praia baiana, é só escolher um dos bares espalhados pela orla, equipados com confortáveis e estilosas espreguiçadeiras. Mas, para conhecer o melhor dela, é preciso fazer mais que isso: o turista deve alugar um snorkel, andar alguns passos até o mar e mergulhar na piscina natural que se forma ali”, disse a repórter.

Ela também destaca a sensação de estar imerso num aquário gigante, integrado à natureza ao contornar os corais. “O fenômeno só acontece duas vezes por mês, quando a maré está baixa. Para não errar a data e perder a viagem, basta aprender o ditado local: lua nova, lua cheia, maré baixa, nove e meia”, brinca.

Nenhum comentário: