Uma outra adutora, de 38 quilômetros, vai fornecer água para quatro povoados da região
Lima Cintra: o conforto do banho de chuveiro torna-se realidade
Mais de 40 mil habitantes de Ipirá e da zona rural, nos distritos de Nova Brasília, Malhador, Umburanas e Rio do Peixe, já têm acesso à água de qualidade. A distribuição regular de água só foi possível graças à ampliação e melhorias realizadas pela Embasa no Sistema Integrado de Abastecimento.
A ação faz parte do Programa Água para Todos e, na primeira etapa, aumentou a produção de água de 55 para 85 litros por segundo. A meta é alcançar 90 litros por segundo ao final da intervenção.
A substituição de nove motobombas, a reforma de três filtros da estação de tratamento e a melhora na calha de outros três foram determinantes para o aumento na captação de água no Rio Paraguaçu, o manancial do sistema.
Melhorias - Uma adutora de 38 quilômetros também está sendo instalada para fornecer água de qualidade aos povoados de Pai Miguel, Pega Fogo, Coração de Maria e São Roque, que passam a integrar o sistema de abastecimento de Ipirá. As duas últimas localidades já estão com rede distribuidora assentada e aguardam a instalação dos ramais nas casas.
A última etapa de melhoria do sistema consiste numa ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) de João Velho, localizada a oeste do município de Ipirá, que vai levar água para Tamanduá, Caixa d'Água e Conceição.
"Antes a água só vinha pela manhã. Agora chega durante todo o dia", lembra a agricultora Alaíde Rodrigues. O fotógrafo Lélis Lima Cintra, morador do centro da cidade, diz que antes era preciso racionar a água, tomando banho de balde e lavando os pratos na bacia. "Agora vamos utilizar água limpa todos os dias e em quantidade normal".
Nenhum comentário:
Postar um comentário