quinta-feira, 2 de abril de 2009

Médicos venezuelanos e cubanos acompanharam ações contra dengue

Os profissionais se reuniram com Wagner, na Governadoria

Os médicos venezuelanos e cubanos que vieram à Bahia para ajudar o Governo do Estado no combate à dengue retornam ao seus países de origem após duas semanas acompanhando as ações estaduais de combate e controle do Aedes aegypti.

Em visita, ontem, ao governador Jaques Wagner, eles fizeram uma avaliação das medidas realizadas na Bahia.

"O governo da Bahia tomou iniciativas importantes para o combate à dengue, como a conscientização da população, principalmente nas áreas que registram índices altos de focos do mosquito, e a instalação dos postos de hidratação para atendimento imediato dos pacientes com sintomas da doença", afirmou a diretora Nacional de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde da Venezuela, Fátima Garrido.

A equipe médica é especializada em ações de controle de doenças transmitidas por vetores (como a dengue, transmitida por um mosquito, o Aedes aegypti).

O reforço da Venezuela ao combate à dengue foi fruto da visita do governador Jaques Wagner ao país. Os venezuelanos enfrentaram o primeiro surto de dengue em 1989. No país, circulam os quatro vírus da dengue isolados até agora, o Den 1, Den 2, Den 3 e Den 4.

Segundo o secretário da Saúde, Jorge Solla, a cooperação com o Ministério da Saúde da Venezuela não vai se restringir ao combate à dengue. A contribuição poderá se estender também nas ações para a redução da mortalidade infantil, a exemplo da parceria que já existe com a Província de Tucumã, Argentina.

Nenhum comentário: