quinta-feira, 2 de abril de 2009

GOVERNO - A nova unidade de saúde vai beneficiar uma região onde moram 700 mil pessoas

Teixeira de Freitas terá hospital e centro para paciente renal


Em fevereiro, foram entregues, no município, unidades de hematologia, oncologia e odontologia

Um primeiro e importante passo para a construção de um novo hospital no município de Teixeira de Freitas, no extremo sul do estado, foi dado ontem com a assinatura de convênio para a edificação do primeiro módulo, destinado ao tratamento de portadores de doença renal

O convênio foi assinado pelo secretário estadual da Saúde , Jorge Solla, e o secretário da Saúde de Teixeira de Freitas, Geraldo Magela Ribeiro.

A ação é a concretização de anúncios feitos pelo governador Jaques Wagner quando, em fevereiro, entregou três unidades de saúde – hematologia, oncologia e odontologia – no município.

O futuro hospital beneficiará uma região com população estimada em 700 mil pessoas. O primeiro módulo, que será um Centro de Referência em Terapia Renal Substitutiva, vai beneficiar mais de uma centena de pacientes com problemas renais de Teixeira de Freitas e mais 12 municípios.

Desconforto - "As pessoas precisam viajar até 300 quilômetros, três vezes por semana, para fazer hemodiálise em outros municípios, como Eunápolis e Porto Seguro. Isso, sem contar os pacientes que preferiram mudar para Belo Horizonte ou Vitória, para ter o mínimo de condições de conforto em seus tratamentos", explica o secretário municipal Geraldo Magela.

A unidade de TRS deverá estar pronta em um ano e terá investimentos de R$ 1,8 milhão, dos quais R$ 367,5 mil são do município. Outras obras do Governo do Estado, como o Laboratório Central e a Central de Regulação, também estão sendo construídas na área do Hospital Regional.
 

Estrutura modular facilita a construção

Para o secretário Jorge Solla, a construção do primeiro módulo do novo hospital de Teixeira de Freitas é de significativa importância para melhoria da qualidade da assistência em saúde na região.

"É um projeto grande, que englobará outras fases e vem se somar aos esforços que a esfera municipal tem feito com apoio do Ministério da Saúde e da Sesab para instalar serviços de maior complexidade", afirmou.

Em visita à região, na semana passada, Solla também anunciou obras importantes para os municípios de Eunápolis, a exemplo da aceleração das obras do Hospital Regional, e Porto Seguro, onde já estão autorizados 12 novos leitos de UTI adulto e infantil.

Serviços

- O novo hospital, que terá estrutura modular, vai desafogar as unidades hospitalares existentes que estão sobrecarregadas. No hospital materno-infantil são realizados cerca de 400 atendimentos/dia, com 290 a 300 partos ao mês. No hospital municipal, a média é de 600 atendimentos diários.

Desde o início da atual gestão, a população de Teixeira de Freitas já foi beneficiada com diversos equipamentos e serviços de saúde, inclusive de alta complexidade, como foi o caso das UTIs adulto e neonatal, oncologia, neurocirurgia e traumato-ortopedia.

 

 

Nenhum comentário: