quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Polícia Civil de São Paulo em greve

Serra associa protesto da polícia ao PT e ao PDT

O governador de São Paulo, José Serra, concedeu nesta noite uma entrevista à TV Bandeirantes sobre o confronto entre policiais civis e militares, ocorrido por volta das 16h, nas proximidades do Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. Ele afirmou que a manifestação da Polícia Civil, em greve desde o dia 16 de setembro no Estado, teve cunho "político-eleitoral". "O movimento foi articulado pelo PT e com a participação do Paulinho da Força (deputado federal do PDT-SP)", disse.

» Veja: policiais entram em confronto
» Tropa fecha entrada do Bandeirantes
» Policiais entram em confronto
» Opine sobre o confronto

Ao menos 12 pessoas ficaram feridas no confronto entre policiais. Em resposta, o senador Aloizio Mercadante (PT-SP) afirmou à emissora que o comentário de Serra foi "descabido". "Lamento essa visão do governador", disse. O petista também criticou os rumos que o governo tem dado à negociação com os grevistas. "A Polícia Civil de São Paulo tem hoje o pior salário do Brasil".

Em nota, a Força Sindical criticou a postura de Serra frente à greve. "É intolerável que um governador eleito democraticamente utilize métodos truculentos contra servidores em luta. Demandamos que o governo do Estado retome o caminho da negociação e atenda as justas reivindicações dos policiais civis, pois valorizar a função e a carreira do policial é parte fundamental de uma política de segurança pública democrática e eficiente", diz o texto.

O diretor da Associação dos Delegados do Estado de São Paulo (Adpesp), André Dahmer, também criticou a fala do governador. "É lamentável a gente ver um governador que, em vez de negociar com policiais, tenta apagar fogo com gasolina. Aqui temos mais 5 mil policiais. Quando esses policiais começam a ouvir inverdades como essas acaba acirrando os ânimos e provocando confrontos. Não há qualquer movimento político. É uma luta de 18 entidades de classe civil", afirmou.

O confronto entre policiais civis e militares teria começado quando os grevistas teriam tentado furar um bloqueio da PM. Foram enviados ao local carros do Corpo de Bombeiros, camburões da PM e da tropa de choque, que chegou a utilizar bombas de gás de pimenta e lacrimogênio contra os manifestantes. Dois helicópteros e uma ambulância também foram enviados para a área.

Nenhum comentário: