quinta-feira, 16 de outubro de 2008

TV Senado lança o documentário 'Jango em 3 Atos'

 
[Foto:]

A TV Senado, juntamente com o Instituto João Goulart, lançou nesta quarta-feira (15) o documentário Jango em 3 Atos. Atendendo a requerimento de autoria do presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), senador Paulo Paim (PT-RS), uma audiência pública abriu a cerimônia de lançamento do documentário, produzido pela TV Senado. Posteriormente, o filme foi exibido aos convidados no auditório Antonio Carlos Magalhães, do Interlegis.

Paim explicou que o objetivo da audiência é promover as questões humanistas defendidas pelo ex-presidente da República João Goulart, entre elas os direitos trabalhistas, a distribuição de terras e a educação.

- Devemos olhar para o passado, lutando no presente, para construir um futuro melhor para todos. Todos nós amamos este país e o queremos livre, justo, igualitário, solidário e próspero, como sonhou João Goulart - disse Paim.

Além do senador, o diretor do documentário, jornalista Deraldo Goulart; a diretora da TV Senado, Virgínia Malheiros Galvez; e o presidente do Instituto João Goulart, João Vicente Fontella Goulart - filho de Jango - participaram da mesa de debates. Eles falaram sobre o processo de realização do filme, o contexto histórico em que Jango governou o Brasil e sua a importância para o país.

Ao fim da audiência, o piloto da Aeronáutica Hernani Fitipaldi, que estudou com João Goulart e foi ajudante de ordens de Getúlio Vargas, presenteou os integrantes da mesa com o livro auto-biográfico Hernani Fitipaldi: Histórias do piloto e ajudante-de-ordens de Getúlio Vargas.

Na platéia, também estavam o embaixador do Uruguai, Carlos Daniel Amorín Tenconi; o ex-chefe do cerimonial do governo Jango, Flávio Mendes de Oliveira Castro; e o deputado federal Carlito Brizola (PDT-RJ) - neto do líder político gaúcho Leonel Brizola, já falecido, que era cunhado de Jango e teve atuação destacada nos episódios que marcaram o seu governo.

Produção da TV Senado

Durante a audiência pública, a diretora da TV Senado, Virgínia Malheiros Galvez, anunciou uma parceria da TV com a Biblioteca do Senado Federal para montar uma videoteca com os documentários produzidos pela emissora, que ficariam à disposição do público. Os filmes também integrarão o acervo online da biblioteca.

Jango em 3 Atos é a décima produção da TV Senado de 2007 para cá. Ao longo dos 12 anos de existência da emissora, cerca de 80 documentários foram produzidos, segundo Virgínia Galvez.

A obra lançada nesta quarta-feira (15) tem 120 minutos de duração, resultado de dois anos de pesquisa com apoio do Instituto João Goulart. Por causa de sua longa duração, o documentário será exibido pela TV Senado em duas partes. A primeira vai ao ar no próximo domingo (19) e a segunda, no domingo seguinte (26), sempre às 21h.

A TV Senado pode ser sintonizada nos canais UHF 36, no Gama (DF); 40, em João Pessoa (PB); 43, em Fortaleza (CE); 51, em Brasília (DF); 52, em Natal (RN); 53, em Salvador (BA); 55, em Recife (PE); e 57, em Manaus (AM). Pelos canais de assinatura 7, da Net Brasília; 17, da Tecsat; 118, da Sky; e 217, da Direct TV; ou ainda, ser acompanhada ao vivo pelo site www.senado.gov.br/tv.

Da Redação / Agência Senado

Nenhum comentário: