sábado, 14 de junho de 2008

Ciclistas nus protestam contra poluição em diversos países

Ciclistas nus protestam contra poluição em diversos países

Primeira edição do World Naked Bike Ride reúne milhares de ciclistas.
Movimento também critica falta de alternativas aos automóveis.

Manifestações de ciclistas nus tomaram conta de cidades em diversos países neste sábado (14), como parte do movimento chamado World Naked Bike Ride ou passeio de ciclistas nus, em tradução aproximada.

 O movimento protesta contra a poluição gerada pelos motores dos automóveis , contra a dependência do petróleo e a falta de opções alternativas de transporte. Segundo os organizadores, o protesto também "celebra o poder e a individualidade do corpo humano".

Foto: G1
Ânimos se exaltaram entre os participantes paulistas do protesto após a prisão de um manifestante, que tirou toda a roupa. (Foto: G1)A manifestação ocorrida em São Paulo foi marcada por um empurra-empurra na altura do cruzamento da Avenida Paulista com a Brigadeiro Luís Antônio, na região dos Jardins. Um dos participantes, que ficou completamente nu, foi detido pela Polícia Militar.Por conta de acordo entre organização e PM, o passeio dos ciclistas nus virou o passeio dos ciclistas seminus. As pedaladas, segundo a organização do evento, tinham o objetivo de incentivar a "humanização" do trânsito em São Paulo.
Foto: Neils Meilvang/AFP
Na Dinamarca, as leis locais também impediram que os manifestantes ficassem completamente nus. (Foto: Neils Meilvang/AFP)
Foto: Tim Sloam/AFP
Nos EUA, alguns dos manifestantes protestaram contra a presença de tropas americanas no Iraque. (Foto: Tim Sloam/AFP)
Foto: Philippe Desmazes/AFP
Os protestos em Madri também queriam chamar a atenção contra a 'falta de respeito aos ciclistas por parte dos condutores de carros'. (Foto: Philippe Desmazes/AFP)
Foto: Philippe Desmazes/AFP
Na Espanha, ciclistas usaram máscaras nos protestos. (Foto: Philippe Desmazes/AFP)
Foto: Adrian Dennis/AFP
Em Londres, alguns dos manifestantes pintaram seus corpos. (Foto: Adrian Dennis/AFP)

Nenhum comentário: